7ºdan Aikikai

Mensagem do Presidente 

O sucesso em qualquer actividade está normalmente associado a talento natural, mas sobretudo a dedicação, perseverança, resiliência, seriedade e muito trabalho. No Aikido não é diferente, por isso foi com enorme satisfação e orgulho que nos chegou a notícia da atribuição do 7º Dan e do Título de Shihan (Grande Mestre) ao Prof. Luís Antunes, ambos pelo Hombu Dojo (Centro Mundial do Aikido de "O Sensei"). Estas distinções foram depois entregues pessoalmente pelo Dôshu, Moriteru Ueshiba, no passado dia 9 de Fevereiro.

O Prof. Luís Antunes, dedicou a maior parte da sua vida ao Aikido enquanto praticante, professor, dirigente federativo e associativo e guiou a sua conduta pessoal, tanto quanto possível, de acordo com os fundamentos desta arte marcial AI (Harmonia), KI (Energia), DO (Via). As competências que possui foram adquiridas ao longo de muitos anos de prática, em especial com o Mestre Tamura de quem foi aluno direto.  Dinamizou o Aikido de norte a sul em Portugal, mas também levou os seus conhecimentos a outros países, nomeadamente, França, Senegal e Cabo Verde onde é Conselheiro Técnico dos dois últimos. Foi certamente tudo isto e talvez ainda mais, o que conduziu à decisão do Hombu Dojo.

Também merece relevo o facto desta distinção ter sido atribuída em Portugal, um país periférico na Europa e com um número reduzido de praticantes de Aikido, factores que tornam mais difícil a visibilidade da qualidade do trabalho desenvolvido, em especial para quem observa a partir do Japão. Mesmo assim foi visto e felizmente reconhecido!

Enquanto Presidente da AKP sinto que é um privilégio termos como Director Técnico alguém com tanto talento e sempre disponível para colocar essas competências ao serviço desta associação, cujo nome leva consigo a todos os locais onde pratica e ensina. Sem dúvida que a AKP não seria a mesma sem o Prof. Luís Antunes.

Estou convicto que aquilo que celebramos hoje será um incentivo para termos cada vez mais e melhores praticantes e agentes de ensino, que serão o futuro desta associação, da Nossa AKP.

António Miguel Morais Fernandes 

Presidente da Direção



links

Links     iaf-symbolakp                               aikikai-foundation-01